CONCLUSÃO / PROPAGANDA E MARKETING
O Marketing em si é o processo de
planejamento e execução da concepção, definição de preços, promoção e
distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam
objetivos individuais e organizacionais.
O plano de Marketing tem por
finalidade orientar as estratégias das empresas no sentido de obter mais
eficiência e eficácia nas atividades orientadas para o Marketing.
Marketing é o conhecimento que se
tem do mercado para a empresa ser competitiva. A propaganda é apenas um dos
seus instrumentos. Ou seja, marketing é toda a estratégia, conhecimento que se
possui sobre o mercado e como atrair clientes para sua empresa. Já a Propaganda
é o ato de propagar as estratégias de Marketing, para que o serviço ou produto
de sua empresa chegue a seu público alvo. Ou seja, A propaganda e o marketing
estão aglutinados nos negócios empresariaA cada dia a Propaganda e Marketing
vêm se expandindo bombasticamente pelo mundo pela mídia. Os meios de
comunicações essências como a internet, tv e rádio entre outros meios pelas grandes
e pequenas empresas, e é quase indispensável nos meios comerciais, pois é um
apelo universal a compra: alcança qualquer espécie de público, também a
maleabilidade: anúncio pode ser inserido, trocado ou cancelado a qualquer
momento, adaptado às condições de cada cidade ou região, enfim, isto é Briefing
de Mídia que é informações básicas de Marketing, necessárias para o
Planejamento Estratégico de uma empresa e que é eficaz para Administração
Empresarial.
CONCLUSÃO / secretariado
No período da
segunda revolução industrial, Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de
escrever, e quem testou seu invento foi sua filha Lilian Sholes, que se tornou
a primeira mulher a escrever em uma máquina, em público. Lilian Sholes nasceu
em 30 de setembro de 1850, por causa do centenário de seu nascimento empresas
fabricantes de máquinas de escrever faziam comemorações e concursos para
escolher a melhor datilografa, na qual a maioria das participantes eram
secretárias, o evento passou a ocorrer anualmente e ficou conhecido como o dia
das secretárias. Há também o dia internacional da secretária que é comemorado
na última quarta-feira cheia do mês de abril.
E hoje em dia é
uma das profissões mais requisitadas no meio empresarial.
O curso de
Secretariado tem uma grade curricular bastante diversificada abrangendo
diversas áreas, como por exemplo, administração, gestão empresarial,
contabilidade, etiqueta e postura, gestão de eventos, disciplinas relacionadas
ao direito, e até mesmo de psicologia, além das disciplinas mais focadas e
técnicas como as de textos corporativos e técnicas secretariais. Muitas
universidades também oferecem o aprendizado de línguas estrangeiras,
principalmente o inglês e espanhol.
CONCLUSÃO
/ Departamento Pessoal
Nas empresas de menor
porte, normalmente inexiste o Departamento Pessoal, pois as atividades são
normalmente supridas pelo "Contador" da empresa. Já nas empresas de
maior porte, podemos quase sempre encontrá-lo, de estrutura meramente simples
ou então até os mais sofisticados, em nível de Diretoria.
Basicamente o
Departamento Pessoal, é constituído por três setores: Admissão, Compensação e
Desligamento.
O
setor de Admissão de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo o processo de
integração do indivíduo na empresa, dentro dos critérios administrativos e
jurídicos. Tem início na busca do profissional no mercado de trabalho, adequar
nas funções do cargo e efetuar o registro de acordo com as conformidades da
legislação do trabalho.
O
setor de Compensação de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo processo de
controle de frequência, pagamento de salários e benefícios, bem como de
pagamentos de taxas, impostos e contribuições. A partir da integração dos
empregados na empresa, tem início no controle do fluxo de frequência ao
trabalho, elaboração da folha de pagamento, controle de benefícios e finaliza
em cálculos de tributos.
O
Setor de Desligamento de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo processo de
desligamento e quitação do contrato de trabalho, estendendo-se na representação
da empresa junto aos órgãos oficiais (DRT, Sindicato, Justiça do Trabalho,
etc.) e cuidar de toda rotina de fiscalização. Tem início a partir do
desligamento do empregado e termina quando da sua efetiva quitação do contrato
de trabalho.
CONCLUSÃO
/ contabilidade
De forma pragmática, a Contabilidade é a ciência que
estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos
de uma administração econômica, servindo como ferramenta para o gerenciamento
da evolução do patrimônio de uma entidade e, principalmente, para a prestação
de contas entre os sócios e demais usuários, entre os quais se destacam as
autoridades responsáveis pela a arrecadação dos tributos de uma nação ou
região.
A
Contabilidade tem o patrimônio das empresas como seu objeto de estudo e o seu
objetivo é revelar como se encontra e quais os fatores que proporcionaram
mutações ao mesmo, fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisões.
Nos Estados Unidos, por exemplo, as informações contábeis são produzidas
principalmente para os pequenos e médios investidores, enquanto que no Brasil
são destinadas principalmente ao Fisco, não havendo muita transparência nos
demonstrativos contábeis.
O
dever de demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de
forma clara e precisa, e rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e
normas básicas é da contabilidade. O resultado apurado deve ser economicamente
exato.
Em
suma, o objetivo básico dos demonstrativos financeiros é prover informação útil
para a tomada de decisões econômicas.
CONCLUSÃO / Turismo e
Hotelaria
O Turismo e Hotelaria é uma das áreas que a cada dia se
expande diversificamente. A hotelaria abrange
o âmbito das práticas e teorias acerca dos conhecimentos que tangem a administração de hotéis e
demais tipos de hospedarias e está
intimamente ligado com o turismo.
A hotelaria tem como finalidade atuar nas áreas de
hospedagem, alimentação, segurança, entretenimento e outras atividades relacionadas com o bem-estar dos hóspedes. A hotelaria também possui seu
cunho administrativo e empreendedor.
Há vários tipos de turismo,
mas o conceito e o objetivo são o mesmo e podemos denominar: turismo de Lazer,
Turismo de Eventos, Turismo Religioso, Turismo Desportivo, Turismo de Aventura,
Turismo da Melhor Idade, Turismo Ecológico ou Ecoturismo e Turismo Rural. Nos
meios profissionais essa área está também ligada as rotinas administrativas.
CONCLUSÃO
/ ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos
relacionados à administração das finanças de empresas e organizações.
Ela está diretamente ligada a Administração, Economia e a Contabilidade.
Primeiramente, deve-se compreender e entender
o sentido e o significado de finanças que, corresponde ao conjunto de recursos
disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios
com transferência e circulação de dinheiro. Sendo que há necessidade de se
analisar a fim de se ter exposto a real situação econômica dos fundos da
empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos. Analisando-se
apuradamente verifica-se que as finanças fazem parte do cotidiano, no controle
dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento e própria
existência da empresa, nas suas respectivas áreas, seja no marketing, produção,
contabilidade e, principalmente na administração geral de nível estratégico,
gerencial e operacional em que se tomam dados e informações financeiras para a
tomada de decisão na condução da empresa.
Concluindo que tal área
administrativa pode ser considerada como o “sangue” ou a gasolina da empresa
que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica,
passando o “oxigênio” ou vida para os outros setores, sendo preciso circular
constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias,
objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o
controle eficaz da entrada e saída de recursos
financeiros, podendo ser em forma de investimentos,
empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, que
proporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização.
CONCLUSÃO
/ MATEMÁTICA FINANCEIRA
A matemática financeira utiliza uma série de conceitos matemáticos aplicados
à análise de dados financeiros em
geral.
Os problemas clássicos de matemática financeira
são ligados a questão do valor do dinheiro no tempo (juro e inflação) e como isso é aplicado a empréstimos, investimentos e
avaliação financeira de projetos.
O tema também pode de ser aplicado a
precificação de ações e
de derivativos, mas esse tipo de aplicação não é tratada neste
conclusão.
Calculadora HP12C é uma grande auxiliadora do profissional
nesta área, é um pouco complexa, mas para quem estudou não há problemas
enquanto a usar essa preciosa ferramenta.
A Matemática financeira realmente existe na empresa
para a administração de todos os bens, ela pode ser chamada de “combustível” da
empresa, porque sem ela a empresa não existiria e nem ao menos cresceria e se
ela não é calculada a corretamente pode trazer danos gravíssimos porque ela mexe
com toda a ação empresarial.
Em suma, para quem quer trabalhar neste meio é
preciso ter responsabilidade e ser relevantemente capacitado para tal função.